quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Gravador National Panasonic-Anos 70-Japan



Um gravador National Panasonic RQ - 209MS da Matsushita Electric Industrial CO. LTD. - Made in Japan, nº EE225338 da National.
É Auto Stpo, AC/Battery, Condenser Microphone, Portatil Microphone.
Este foi comprado na primeira decada dos anos '70.
Para fitas K7, tem uma dentro para exposição. Tem capa de couro preto sintética com alça, tamanho com alça de aço inxo fechada: 260x130x70 mm, o peso com capa é de 2 Kg.

Rádio Portátil Espica-Anos 70-Industria Argentina





O Radinho foi comprado no início dos anos 70 na Argentina, Espica, Transistor SIX, ainda funciona com 4 pilhas pequenas comuns (apesar de que as pilhas dos anos 70, o cilindro era menor). Com o estojo de couro marrom (embaixo deste lê-se "Industria Argentina", que já arrebentou nas extremidades, e foi colocado fita adesiva preta, e na outra foto, já sem a capa, o tamanho, sem o estojo é de 125x85x35 mm. Este é da Industria Argentina, quase todo o nome do rádio apagou (em vermelho) ESPICA Special Electronic.

Conforme o jornal Pioneiro (Grupo RBS de Porto Alegre) de Caxias do Sul, no seu caderno especial dos 50 anos do Grupo RBS, de 31/08/2007, página 5:

"ANO 1958: "Dissimina-se o uso do radinho a pilha SPICA fabricado no Japão, dotado de transistor e forrado com um estojo de couro marrom, o pequeno aparelho cabe no bolso do casaco, acompanha o torcedor no campo de futebol, no escritório, nos parques. O único defeito é que pode não captar com nitidez o som, dependendo da posição em que estiver. Spica é o nome de uma estrela."

A foto do rádio Spica que é exposta neste jornal, é quase idêntico ao meu, muda o nome e botão giratório das rádios, onde o números são diferentes e no meio o simbolo se parece com o da Mercedes Bens, na real uma estrela de 3 pontas prateada, além que o meu foi fabricado na Argentina, não é o original Spica, além de que o Spica made in Japan, na frente do estojo de couro tem Spica bem grande, pode se ver ainda em alguns sites de vendas, algumas fotos, mas do tipo meu
ainda não ví.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Photax III Boyer serie VIII Paris-Camera 1947-França






Camera Fotográfica Francesa Photax III-Boyer serie VIII Paris-


Lançada em 1947, menisco lente, feita de baquelite, guilhotina obturador com 3 velocidades 1 / 25 seg. , 1 / 100 seg, ou T (sentido B), distância 2.75 ao infinito, tamanho 150x100x70 mm com "lente barril em parafuso" fechada, todo aberta em 360 graus fica em 150x100x100.

Infelizmente a minha foi derrubada por um "guri", menino, e quebrou a baquelite acima do botão metálico.
São cameras simples, muitas a venda na internet por preço baratinho, abaixo de R$ 50.

Mais informações neste site:
http://www.camerapedia.org/wiki/Photax

domingo, 28 de outubro de 2007

Bell & Howell 16 mm- 200 -Filmadora 1946 "a corda" -USA





Filmadora com aproximadamente 60 anos, final dos anos 40. Empresa antiga e famosa de Chicago, Illinois, Estados Unidos, e possue produtos até hoje: a BELL & HOWELL.

Esta filmadora de mão "movie camera" é para um cartucho (cartridge) de 16 mm , e possue somente uma lente (one lens) da empresa Taylor Hobson de 1 polegada (inch) f/1.9, o tamanho dela, contando a lente é de 175x90x50 mm. Seu peso é aproximadamente 1.150 kg.

Seu nome para o mercado: BELL & HOWELL - 16 MM- MAGAZINE CAMERA - 200- É feita de metal, revestida de couro sintético e de cor cinza escura.

Veremos outras B&H com 2 lentes, fabricadas a partir de 1951, esta aqui, até foi "riscado", num canto dela: "1946", mas ainda não identifiquei a data correta, mas é mais antiga que a de duas lentes.

Neste site teremos mais informações:
http://www.movie-camera.it/belle.html

Tem uma de 1951, na mesma cor, mas com 2 lentes (uma delas Taylor Hobson) e uma de 1940, no mesmo estilo e peso, veja no site acima. Ela então é uma intermediaria destes dois modelos.


quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Prato de Madeira do Grêmio


Prato de Madeira, para por na parede, da equipe de futebol do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Tamanho horizontal (ponta a ponta) de 14,5 cm, anterior aos anos 50, diâmetro de 7,25 cm!

Caixa de Madeira, curiosa 2.









Outra caixa de madeira curiosa. No fundo dela tem um carimbo, já meio apagado, mas lê-se: "Fabr. de Art. de Madeira", e talvez: "Bonnato e cia. ltda" de Curitiba, Paraná, Brasil.
Mais pesada do que a outra, próximo de 50 gramas essa, a tampa abre-se pra cima, tipo uma sanfona, onde a 4 divisórias, para ser postos 20 objetos , são 5 cm (mas fechado por "ficar algo" de 7 cm nos "tubos") de profundidade nestes buracos, cabe o cilindro duma caneta esferográfica!
Quem sabe para quê? Linhas de costura? Frascos?Pode ser dos anos 60!
A Tampa desenhado o mapa da América do Sul. a Tampa, toda a parte amarelada, mede-se 8 cm x 12.
Quando puxa-se pra cima a tampa, pela parte "sul" dela, fica na altura de 18 cm o conjunto (tampa e espaços de cilindros). A caixa tem 7,5 cm de altura, é arredondada nas partes laterais a direita e a esquerda, abaixo da tampa, e na frente e atrás reto. O apoio da ciaxa, onde está o carimbo da empresa Fábrica de Artefatos de Madeiras, mede-se 18,5 cm x 14 cm.

Caixa de Madeira, curiosa 1.













Muita estranha e curiosa esta caixinha de madeira, tenho a uns 15 anos e ainda não sei pra que serviu, acho que a data da sua confecção é anterior a 1950, acho que foi feita em Curitiba, PR ou em Porto Alegre, RS. Numa etiqueta, onde já falta uma grande parte lê-se: " Fábrica de ... - Artefatos de ...- de Rodolfo ou Adolfo ...- Rua General Ca?a.....?
Tenho outras caixa, no mesmo estilo campeiro, da firma Souza Lobo de Curitiba, Paraná.
Como vemos, há um desenho com motivo campeiro, de um Pinheiro Auracária e um capão ao fundo. A caixinha fechada, fica este desenho pra cima, que é a tampa da caixa, levantando esta tampa (que tem tem 2 dobradiças), vê-se 3 partes seguras embaixo por 4 dobradiças e nelas há 4 elásticos, onde eram postos "algumas coisas", e estes elásticos as seguravam.
São 48 "lugares" ´para estes "produtos", alguns dizem que pode ser para porem "cigarrinhos", eu acho que era algo medicinal, tipo para por frascos de um produto tipo pelicilina, ou algo assim!.
A Caixa fechada com a tampa para cima, mede-se: 14 cm de comprimento, por 8 cm de largura e altura de 8,5 cm, só atampa a altura é de 2,5 cm. Das 3 partes em separado, mede-se a 1ª, que fica fixada com dobradiça na tampa: 6 cm de altura, 2,7 cm de largura e tem 12 espaços para porem os objetos , a divisória do meio é unida por dobradiça da anterior e da outra divisória, mas tem 12 espaços de cada ladom, e a terceira mais 12 espaços, estes 0,5 cm maiores que os outros para firmar a tampa.
Estes espaços medem 5 cm de altura por meio centimetro de largura, a profundidade, quando fechadas estas diviórias, entre estes espaços, são de 2,5 cm.